O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realizou mais um treinamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Desta vez, o tema abordado foi o descarte correto de resíduos.
O desconhecimento e a falta de informações sobre este assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos sejam descartados de qualquer forma, interferindo no processo de reciclagem ou de tratamento.
Para eliminar este problema, todos os funcionários do HMMC receberam orientações sobre os locais adequados para se jogar plástico, material químico, papel, além de resíduos infectantes, comuns e perfurantes.
“O objetivo é reduzir o volume de lixo produzido e dar a destinação correta para o que for gerado”, explicou o engenheiro ambiental Marcel Portela, responsável pelo setor de Sustentabilidade do HMMC. Ele destacou que o PGRSS também tem entre suas metas reciclar o maior volume de resíduo possível e reduzir a destinação para aterros sanitários.
“Após esta fase de treinamento de descarte, vamos iniciar a etapa de fiscalização. Visitaremos os setores e verificaremos se os treinamentos estão surtindo o efeito esperado”, disse Portela.