112 pacientes fazem teste de HIV no Hospital Municipal

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes realizou 112 atendimentos, durante as 6 horas que permaneceu no Hospital Municipal, na terça-feira (3). Uma média de 19 pessoas por hora.
Pacientes e colaboradores passaram por exames de sangue para a detecção de HIV, hepatites e sífilis. Os resultados são absolutamente sigilosos e serão entregues pessoalmente, no prazo de dez dias. É preciso ir até a sede do Programa Municipal de DST/Aids, localizada na rua Fausta Duarte de Araújo, nº 412, no Jardim Santista, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 4738-5876.
Caso haja algum resultado positivo, o paciente será imediatamente inserido no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que oferece todo atendimento necessário. A equipe é composta por médicos, enfermeiras, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicóloga, educadora, técnica de laboratório e farmacêutica. O SAE conta ainda com atendimento odontológico para os portadores de HIV. Atualmente, 406 adultos e 44 crianças de Mogi das Cruzes estão em tratamento no serviço especializado.
A presença da unidade de testagem marcou a participação do hospital na Campanha Fique Sabendo, que tem o objetivo de incentivar a realização dos exames a fim de reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências.
O micro-ônibus do CTA chegou por volta das 10 horas. Ele ficou estacionado na frente do Pronto Atendimento (PA) Infantil. Tanto os pacientes dos Ambulatórios quanto os acompanhantes do PA puderam fazer o os testes. Algumas pessoas que passaram em frente ao hospital e notaram a presença da unidade de saúde móvel fizeram a coleta. Não havia a necessidade de estar em jejum e contar com um encaminhamento, o que possibilitou um volume maior de atendimento.
Além de fornecer o acesso da população aos testes, informações sobre a transmissão, prevenção e o tratamento das doenças foram divulgadas. Preservativos masculinos eram entregues. A distribuição de camisinhas e informativos seguirá pelos próximos dias.