Campanha Outubro Rosa divulga e previne o câncer de mama durante o mês de outubro

A Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou uma extensa programação para divulgar e incentivar o projeto Outubro Rosa, realizado todo mês de outubro para alertar sobre o câncer de mama, tipo com maior incidência entre as mulheres. Como nos anos anteriores, a principal ação é a divulgação, em todas as unidades de saúde, e o agendamento de exames de mamografia para mulheres com idade acima de 40 anos. Para lembrar a campanha, os equipamentos e profissionais ganham destaques na cor rosa.

A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes. A conscientização é resultado de um trabalho de humanização dos profissionais que atuam nas unidades de saúde. “Nossa equipe de enfermagem possui as informações necessárias para orientar as pacientes, esclarecer dúvidas e também para realizar os encaminhamentos indicados”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. As pacientes que apresentarem exames de mamografia com alguma alteração serão encaminhadas para consulta com o médico mastologista.
O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à sua alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila. O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são: menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).
“Como já fizemos nos anos anteriores, estamos reforçando os principais sinais e sintomas do câncer de mama para que todas as mulheres fiquem atentas. Na maioria dos casos, o câncer de mama é notado pelo surgimento de um nódulo indolor durante o autoexame e a mamografia é o método mais seguro para a obtenção do diagnóstico”, explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli.
Para ampliar o atendimento de saúde às mulheres, outras ações serão realizadas durante o mês de outubro. No sábado, dia 18, das 13 às 17 horas, serão realizadas coletas de material para exame de Papanicolaou nos Pronto Atendimentos 24 horas de Jundiapeba, Jardim Universo e Vila Suíssa. O mesmo trabalho será realizado entre os dias 20 e 24 no Pró-Mulher, Unica e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. As unidades do Programa Saúde da Família (PSF) também terão um dia especial para coleta de livre demanda.

HOSPITAL
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, implantado pela Prefeitura de Mogi no distrito de Braz Cubas, realiza exames de Papanicolaou desde 1° de outubro, dentro da campanha Outubro Rosa, que contará com uma série de atividades ao longo do mês, principalmente entre os dias 20 a 24 de outubro, quando serão realizadas também palestras sobre temas de interesse do público feminino, como câncer de mama, câncer de colo de útero, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação e saúde da mulher.