Cipa do Hospital Municipal é empossada e começa a elaborar Mapa de Risco

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi empossada. Os 14 membros já estão aptos a iniciarem todas as atividades ligadas à função, principalmente, o desenvolvimento do Mapa de Risco, que detalhará todos os perigos existentes em cada setor. A posse ocorreu em dezembro.
Um croqui de cada ala do hospital será desenhado. Nele estarão as informações de quais acidentes poderão ocorrer nestes locais. A partir deste documento, ações serão adotados para a diminuição das possíveis ocorrências.
Sete integrantes da Cipa foram selecionados por meio de uma eleição entre os colaboradores. Os outros sete membros foram indicados pela diretoria do hospital.
A presidência da comissão ficou a cargo da auxiliar administrativa de Departamento Pessoal Fabíola Pinheiro.
Representantes de diversos setores do hospital estão representados, entre eles: enfermagem, manutenção, recursos humanos, segurança do trabalho, departamento pessoal, e hotelaria.
O primeiro treinamento do grupo já ocorreu. A técnica de segurança do trabalho Josiane Guerra explicou que nesta preparação inicial os membros da Cipa receberam orientações sobre o fluxo de acidente, atendimento ao acidentado, tipos e causas das ocorrências mais comuns, medidas de proteção e abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). “A comissão tem o objetivo de fornecer todas as condições necessárias para que o colaborador tenha a integridade física preservada. Consequentemente, a Cipa proporciona uma melhor qualidade de vida e saúde”, destacou Josiane.
Encontros mensais serão realizados a partir de agora, sempre nas segundas quartas-feiras do mês. As reuniões discutem os acidentes que ocorrerem no período, avaliará medidas para que eles não voltem a ocorrer e, ainda, estabelecerão ações de prevenção.