Dia do enfermo no HMMC é marcado por palestras e conscientização

O Dia do Enfermo, comemorado em 11 de fevereiro, no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi marcado por palestras e conscientização. Criado em 1992, a data representa um período de reflexão, sensibilização e mudança de postura no tratamento do doente.
A assistente social do HMMC, Eliana Ribeiro de Souza, foi a responsável por ministrar as palestras aos pacientes dos Ambulatórios da Mulher e de Especialidade. “O objetivo é sensibilizar  a todos para uma atenção especial aos enfermos, possibilitando uma assistência mais adequada”, destacou.
Durante a palestra, Eliana abordou cinco dos principais aspectos que marcam a data. E para transformar as orientações em um processo didático, a assistente social utilizou a palavra “doente” e a cada letra uma pespectiva que deveria ser ressaltada neste dia era abordada. Assim, o termo “doente” deu lugar ao “Dia de Otimizar, Entender, Ninar, Tolerar e Exceder nos cuidados”.
“Não podemos discriminar nenhuma pessoa doente. É preciso lembrar que estamos todos expostos a um enfermidade e que as doenças são apenas uma prova de como nossa vida é frágil”, afirmou Eliana.