Notícias

Fundo Social faz balanço da 5ª Noite do Bem e planeja ações até o final do ano

A 5ª Noite do Bem, evento realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes no dia 12 de setembro, no Clube Náutico, arrecadou R$ 53.523,00, que serão revertidos para a Associação do Voluntariado do município. Além disso, o Fundo Social já está com todo o planejamento preparado para as ações que serão realizadas até o final do ano, como o Natal de Sorrisos, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, além do Bazar Solidário. 
“A Noite do Bem foi um sucesso, aliás como acontece todos os anos. Foi uma noite maravilhosa, em que as pessoas se divertiram e ao mesmo tempo colaboraram com uma causa nobre. A Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes receberá os recursos arrecadados com o evento e isso ajudará em sua estruturação, como compra de mobília e demais materiais necessários, por exemplo. Além disso, o Fundo Social está com sua programação planejada até o final do ano e teremos vários eventos”, diz a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli.
Em 2014, a Noite do Bem animou os convidados com um jantar descontraído e música ao vivo. Todos os convites foram vendidos antecipadamente e no dia da festa ainda havia pedidos de pessoas que queriam comparecer ao evento. De acordo com Mara, isso mostra a credibilidade do evento e sobretudo a disposição dos mogianos em participar da iniciativa.
Mas a programação do Fundo Social até o final deste ano ainda prevê uma série de eventos. No próximo dia 8 de outubro, ocorrerá o lançamento da Campanha Natal de Sorrisos, no Cemforpe. Esta iniciativa promove a arrecadação de brinquedos e realiza a distribuição às crianças carentes da cidade, com o objetivo de oferecer um Natal mais humano e digno às famílias mogianas. A campanha tradicionalmente conta com grande participação dos mogianos e, desde 2009, mais de 310 mil brinquedos foram entregues durante a campanha – sempre em um clima de festa e de alegria entre as crianças.
No evento do dia 8 de outubro, a entrada será um brinquedo novo ou em bom estado de conservação. Outra novidade será a presença Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, coordenada pelo maestro Lélis Gerson. A orquestra executará arranjos musicais feitos especialmente para cantores da cidade, que apresentarão as músicas ao vivo durante o evento. 

Corrente do Bem
No dia 17 de outubro, o Fundo Social promoverá a “Corrente do Bem”, que trará uma palestra de Felipe Ventura, o Felipinho, que tem sua imagem ligada à AACD por uma ação positiva que marcou época. Em 1998, com 7 anos de idade, ele assistia ao Teleton na televisão quando viu a apresentadora Hebe Camargo pedir doações aos telespectadores. Felipinho correu para o quarto, abriu seu cofrinho e derrubou as moedas no chão. Eram R$ 75,00. Ajudado pelos pais, resolveu levar o dinheiro à emissora. A iniciativa levou o garoto ao palco do programa, ao lado de Hebe Camargo e Silvio Santos.
Ele conseguiu fazer sua doação ao vivo, abraçou a causa e, desde então, tem como desafio aumentar a cada ano o valor arrecadado. Por causa de sua atitude, Felipe também foi convidado a encabeçar uma ação na AACD, a chamada “Corrente do Bem”, em que transmite aos jovens a mensagem sobre a importância de uma colaboração. A corrente ganhou elos, espalhou-se para outros países da América do Sul e é uma importante ferramenta de conscientização e arrecadação de recursos para a entidade.
Em Mogi das Cruzes, o Fundo Social de Solidariedade envolverá escolas e estudantes na campanha, com a distribuição de cofrinhos entre os alunos como forma de arrecadar recursos para a AACD mogiana.

Outubro Rosa, Novembro Azul e Bazar Solidário
As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul são outros dois destaques da programação do Fundo Social neste segundo semestre. O Outubro Rosa é uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul consiste na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. As duas ações procuram conscientizar homens e mulheres sobre a necessidade de se fazer exames preventivos, sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Já o Bazar Solidário terá sua segunda edição do ano nos dias 8 e 9 de dezembro. Como sempre ocorre com a iniciativa, o Fundo Social reúne expositores de várias áreas, oferecendo produtos de qualidade aos mogianos, além de uma praça de alimentação: “Todos os eventos da nossa programação já estão consolidados entre a população, de forma que a cada ano a presença de público aumenta, e com ela os nossos resultados”, finaliza Mara.