HMMC atende mais de 1,5 mil mulheres no Outubro Rosa e prepara o Novembro Azul

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes atendeu mais de 1,5 mil mulheres ao longo da campanha Outubro Rosa, período em que ações em prol da saúde da mulher são intensificadas. Foram 1,3 mil consultas com ginecologistas e 236 exames de Papanicolaou, somente ao longo do mês de outubro.
A campanha no HMMC contou com uma iluminação e uma decoração especiais. Balões rosas enfeitaram as recepções do Pronto Atendimento Infantil e do Ambulatório. O prédio ganhou uma iluminação rosa.
Uma palestra sobre o HPV e a prevenção do câncer de mama foi realizada. Material informativo com dicas de saúde e como fazer o autoexame na mama também foi entregue às pacientes.
No “dia D” da campanha, os colaboradores usaram ao menos uma peça de roupa. Nesta data, Mara Bertaiolli, presidente da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes e do Fundo Social, visitou o hospital. Os voluntários de Mogi realizam um importante trabalho no HMMC. Eles auxiliam no atendimento humanizado.
Outro importante avanço na saúde da mulher foi o início recente das cirurgias de colocação de sling transobturatório, conhecido popularmente como correção de “bexiga caída”. Com ele e a histeroscopia, que teve início em agosto, o HMMC completou todas as cirurgias ginecológicas que havia se proposto a fazer no Plano de Trabalho. O hospital realiza agora os seguinte procedimentos: histerectomia abdominal e vaginal; perineoplastia; e a retirada de tumores benignos de ovário, nódulos benignos e cistos, e, agora, a correção de “bexiga caída”.
E se o Outubro Rosa está no fim, o Hospital Municipal já prepara as ações de uma campanha não menos importante: o Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente, o câncer de próstata.
O Novembro Azul contará com ações semelhante aquelas adotas no mês voltado às mulheres. Uma decoração e uma iluminação especiais serão instaladas, desta vez na cor azul. Informativos estarão à disposição dos pacientes; uma palestra sobre o câncer de próstata será realizada; e consultas com urologistas serão destinadas exclusivamente à campanha.