HMMC ganha “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes receberá o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA)”. A premiação foi criada pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária, e tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta oitava edição, 93 projetos de hospitais e centros de saúde de todo o País foram encaminhados e tentaram obter o prêmio. No entanto, destes, apenas os 15 melhores, entre eles o do HMMC, foram selecionados pelos organizadores e, em razão disto, receberão o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente - Categoria Destaque”. O Hospital Municipal de Mogi é o único representante do Alto Tietê selecionado neste ano.
Entre os projetos ganhadores há apenas duas unidades que realizam atendimento municipal: o HMMC e uma UBS da capital paulista. Todas as outras têm como perfil serem referências regionais ou estaduais. Entre as instituições que serão premiadas estarão representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O relatório descritivo desenvolvido pelo HMMC, que resultou no prêmio, teve como título “Instalações Verdes”. O documento descreveu as ações de sustentabilidade implantadas, como a utilização de energia solar para o aquecimento da água usada nas torneiras e chuveiros, por meio de painéis solares; a reutilização da água da chuva utilizada nas descargas sanitárias; e o espaço verde existente no Solarium, localizado no terceiro andar do prédio. O Hospital Municipal é o primeiro prédio público sustentável construído em Mogi das Cruzes.
A premiação, quando uma placa de reconhecimento será entregue, ocorrerá na cerimônia de abertura do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2015 no dia 1° de setembro, às 8 horas, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

A premiação
O “Prêmio Amigo do Meio Ambiente” é concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações públicas ou privadas que prestam algum tipo de serviço ao SUS. Para definir os selecionados são analisadas as ações de preservação ambiental. Tais ações precisam ter como fator norteador as medidas que estejam inseridas no princípio da responsabilidade da administração pública em orientar e conscientizar a população e, ainda, pela convicção de que cabe ao setor de saúde dar o exemplo para a sociedade quanto aos aspectos de proteção à saúde pública e ambiental.
Desde 2008 até a edição de 2014, o prêmio havia recebido mais de 360 projetos de instituições de todo o Brasil, dos quais 100 receberam a placa de reconhecimento. A partir de 2012, os trabalhos premiados ficam disponíveis para consulta do público no site www.hospitaissaudaveis.org, estimulando a difusão das medidas vencedoras.
O Seminário Hospitais Saudáveis é organizado  pela associação sem fins econômicos “Projeto Hospitais Saudáveis (PHS)”. O tema do seminário deste ano será “O desafio do setor saúde frente às mudanças climáticas”.
Entre os participantes estão: Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Linda Rudolph, diretora do Centro para Mudança Climática e Saúde do Instituto de Saúde Pública; e Josh Karliner, coordenador Internacional e Diretor de Projetos Globais da organização internacional Saúde Sem Dano. Serão dois dias de seminário (1 e 2 de setembro).

| Fotos