HMMC implanta Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes implantou o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). O PGRSS define as formas como precisam ser realizadas o manejo dos resíduos gerados na unidade, uma forma de evitar os riscos provenientes à saúde ocupacional, pública, e ao meio ambiente e entrar em conformidade com a legislação.
Treinamentos já foram realizados com os colaboradores. “Com a implantação do PGRSS, o hospital, as pessoas e o meio ambiente começam a ganhar”, garantiu o engenheiro ambiental Marcel Portela, responsável pelo setor de Sustentabilidade do HMMC. “A probabilidade de infecção por contato com resíduos é reduzida com o PGRSS. Ele também possibilita que o lixo não seja destinado de forma errada, além de reduzir custos com o tratamento de resíduos”, explicou Portela.
Para verificar a eficácia do programa, indicadores serão criados, assim como “rondas” verificarão se o descarte está sendo feito de forma correta.
O PGRSS é mais um projeto de sustentabilidade que fortalece o modelo de gestão sustentável do HMMC. “Quando falarmos em sustentabilidade, devemos logo pensar em meio ambiente e responsabilidade social, com ações voltadas a reduzir o consumo de recursos naturais e os custos,  beneficiando as pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho e ao meio ambiente. No HMMC, essa ideologia é integrada ao modelo de gestão, isso significa que as ações de sustentabilidade se tornam ainda mais importantes”, ressaltou o engenheiro ambiental.

| Fotos