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HMMC realiza programa de capacitação de voluntários

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realizou no dia 10 de fevereiro mais uma etapa do programa de capacitação de novos voluntários. A iniciativa é uma parceria do HMMC com a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes. A presidente da Diretoria Executiva da Associação, Mara Bertaiolli, acompanhou novamente o treinamento.
Ao todo, 19 pessoas já passaram pelo programa e estão aptas a iniciarem as atividades nos Ambulatórios da Mulher e de Especialidades e Pronto Atendimento Infantil 24 horas. O objetivo é que os voluntários auxiliem nas orientações aos pacientes e reforcem o acolhimento humanizado já adotado no Hospital Municipal. A expectativa é que o grupo comece a atuar em março. 
Durante o processo de capacitação, os voluntários recebem informações sobre a estrutura e os serviços oferecidos no hospital. Obtêm informações do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e do atendimento ao cliente, e, ainda, são orientados sobre as atividades ligadas à humanização, além de noções de ética, postura, normas e rotinas institucionais.
A Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes funciona em um imóvel no mesmo terreno do Hospital Municipal.
 
Entre as tarefas do voluntário estão:

- Atuar em conjunto com o Serviço de Atendimento ao Usuário, por meio do auxílio quanto ao preenchimento das pesquisas de satisfação e orientação do registro de demandas em relação às sugestões, às críticas e aos elogios;
 
- Auxiliar no direcionamento dos pacientes no sentido de esclarecer as necessidades e as dúvidas que possam surgir pré ou pós-consultas ou exames;
 
- Orientar os pacientes quanto aos prazos de retirada de exames ou rotinas internas;
 
- Acolher o paciente para a realização de exames ou consultas;
 
- Abordar os pacientes e/ou acompanhantes em atendimento ambulatorial para identificar possíveis demandas sociais e sugerir melhorias no atendimento prestado à população;
 
- Identificar oportunidades de atuação do serviço social ou equipe de enfermagem;
 
- Promover o atendimento humanizado aos visitantes e pacientes;
 
- Promover e facilitar a comunicação na relação entre paciente e instituição.