Hospital de Mogi inicia implantação de protocolos de segurança

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, inaugurado em 30 de junho, deu início à implantação dos Protocolos de Segurança de Assistência ao Paciente. Das seis metas que precisam estar implementadas, o hospital começou a capacitar os funcionários com o protocolo de “Identificação do Paciente”.
Érica Laurindo, gerente do núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, é a responsável por capacitar os colaboradores. Sessenta por cento do quadro de funcionários já participaram da palestra que detalha o primeiro protocolo. Elas foram realizadas nos dias 2 e 3 de outubro. “Ainda nesta primeira quinzena vamos atingir os 100%”, garantiu Érica.
O protocolo de identificação determina que todos os pacientes do Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal, que atende crianças até 12 anos, portarão pulseiras, com o nome completo e a data de nascimento. Já os pacientes do Ambulatório de Especialidades serão identificados por meio de uma etiqueta de identificação, com as mesmas informações do modelo do PA: nome completo e data de nascimento. “Esta medida possibilitará que possíveis erros sejam significativamente diminuídos”, disse Érica. “Vamos garantir a segurança no atendimento durante a realização de consultas e exames”, ressaltou a gerente.
Outros cinco protocolos de segurança precisarão ser implantados até o fim do ano. Os dois próximos serão “Segurança na Administração de Medicamentos” e “Comunicação Efetiva”.