Hospital Municipal atinge 99% de índice de satisfação

Cinco meses depois de iniciar as atividades, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes atingiu 99% de índice de satisfação dos pacientes. O número tem como base a Pesquisa de Satisfação do Usuário realizada pelo Serviço de Apoio ao Usuário (SAU).
Por meio dela, o paciente pode avaliar todos os setores e serviços do hospital. São seis níveis possíveis de avaliação: Muito Satisfeito; Satisfeito; indiferente; Pouco Satisfeito; Insatisfeito; e Não Utilizou.
Ao longo destes cinco meses (de 30 de junho, quando iniciou o atendimento, até 30 de novembro), 3.475 pesquisas foram preenchidas, com 43.811 itens avaliados. Destes, 43.293 foram classificados pelos pacientes como satisfatórios. Marca que possibilitou os 99% de satisfação.
Nos Ambulatórios da Mulher e de Especialidades foram 9.705 avaliados, dos quais 9.508 satisfatórios (98%). Na avaliação dos exames (Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia) do Hospital Municipal foram 8.021 itens analisados com 7.860 obtendo a classificação satisfatória (98%).
No Pronto Atendimento Infantil (PA) o índice é ainda mais favorável, mesmo com um volume de avaliação quase três vezes maior que nos Ambulatórios e nos Exames. Dos 24.958 itens avaliados, 24.799 indicaram o atendimento como satisfatório (99%).
Contudo, foi no serviço de internação que o Hospital Municipal atingiu o resultado ideal, segundo a pesquisa do SAU. Com as atividades iniciadas em novembro, ou seja, no primeiro mês de funcionamento, o setor alcançou o índice de 100% de satisfação. Foram 1.127 itens analisados, com 1.126 satisfatórios.
A Pesquisa de Satisfação também coloca à disposição do paciente um campo opcional de sugestões, elogios ou críticas. Trata-se de um espaço dentro da pesquisa onde o usuário do hospital fica livre para descrever suas impressões sobre a unidade, elogiar um funcionário, fazer críticas ou alguma sugestão. Enfim, é um local aberto para a livre manifestação, seja do paciente ou do acompanhante.
E do total de 3.475 pesquisas preenchidas, 1.043 pacientes ou acompanhantes preencheram este campo, o que representa 30% do total. Foram 814 elogios, 200 reclamações e 29 sugestões.
Entre tantos elogios, se destacam o do aposentado Joel Avelino Ribeiro. “Parabéns pelo moderno gerenciamento implantado e a todos que compõem o corpo funcional, em especial, as atendentes pela maneira gentil e humanitária que tratam todos que ali se dirigem”, disse.
Já Priscila Nascimento classificou o hospital como “tudo de ponta”. “Trata-se de um ambiente com estrutura física de hospital particular. Os funcionários são muito educados e pasmem: têm boa vontade. Quanto ao cumprimento do horário: nota dez”, ressaltou Priscila.
Vanderleia Costa disse que “as atendentes são pessoas doces, muitíssimo
educadas e simpáticas ao extremo”.
Ana Flávia Lima de Godoy afirmou que “a comida (servida aos pacientes internados) estava deliciosa”.
Os elogios feitos a um colaborador específico é direcionada a ele. Já as reclamações e sugestões são analisadas pela direção e gestores responsáveis pelo setor. Algumas sugestões foram acatadas, com a ampliação do número de pediatras no Pronto Atendimento.
As reclamações recebem atenção especial. Muitas delas tiveram como resultado orientações e readequação do quadro do corpo clínico, entre outras medidas.