Hospital Municipal começa a realizar exames de tomografia

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, no distrito de Braz Cubas, dará início na próxima segunda-feira (6), aos exames de tomografia. O equipamento completará o Centro de Diagnóstico por Imagens da unidade de saúde.
Conforme a programação de implantação contínua de serviços no hospital, em três meses de atividades, a unidade passou a oferecer todos os exames de diagnóstico por imagens: raio-x digital, ultrassonografia, que também faz ecodoppler, endoscopia e colonoscopia. O equipamento que faltava para completar a medicina por imagens era justamente o tomógrafo.
O Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Prefeitura de Mogi passa a contar agora com quatro equipamentos do tipo. Os outros três estão localizados no Hospital Luzia de Pinho Melo, na Santa Casa, e no Pronto Atendimento 24h da Vila Suíssa. Até 2009, o município contava com apenas um, no Luzia. Os outros dois foram implantados pela Prefeitura: em 2010, na Suíssa, e, em 2012, na Santa Casa. Juntos, os quatro realizarão uma média de 800 tomografias por mês.
Com a chegada do tomógrafo no Hospital Municipal, Mogi das Cruzes não terá mais fila de espera para fazer tomografia.
Todo o agendamento de consultas e exames do hospital é realizado por meio do SIS, com encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa Saúde da Família (PSF)
Com capacidade para realizar até 3 mil cortes de uma imagem, o que garante alta precisão diagnóstica, o tomógrafo do hospital em Braz Cubas conta com 64 canais e é um dos três mais modernos do Estado. A alta tecnologia permite realizar até mesmo o exame no coração.
Ele foi adquirido por meio um licitação, vencida pela empresa Philips. O investimento foi de R$ 1,7 milhão. O recurso tem origem de uma emenda parlamentar federal.

Complementar
A tomografia é um dos exames complementares, que serve para investigar um tumor, uma lesão ortopédica, uma dor abdominal.
O equipamento permite a reconstrução de imagens detalhadas de diferentes partes do corpo como crânio, coluna, abdômen, aparelho digestivo e urinário, entre outros.