Hospital Municipal de Mogi das Cruzes inicia cirurgias por videolaparoscopia

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes adquiriu um dos mais modernos sistemas de cirurgias por videolaparoscopia, procedimento minimamente evasivo, que garantirá um salto de modernidade na ala cirúrgica da unidade. Os procedimentos terão início na última semana de agosto, prazo necessário para a instalação de todos os equipamentos e para a conclusão do treinamento das equipes. O investimento foi de R$ 715 mil, recurso remanescente da verba repassada pelo Governo do Estado para aquisição de mobiliários e equipamentos durante a implantação do Hospital Municipal.

Os novos procedimentos devem garantir diversos benefícios, entre eles, a diminuição de quase 50% no tempo de cirurgia, a possibilidade de recuperação mais rápida do paciente e, consequentemente, a redução do tempo de internação. Por ser um procedimento menos invasivo, a cirurgia por videolaparoscopia reduz a dor, a cicatriz e os riscos, aumentando a segurança do paciente.

As cirurgias por vídeo serão oferecidas aos pacientes adultos nas especialidades de Urologia, Ginecologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Geral. Entre elas estão: Timpanoplastia (cirurgia no tímpano, correção de surdez), Microlaringe (correção de anomalias na laringe), Histeroscopia, Ressectoscopia (retirada de algum tipo de pólipo no útero), Ressectoscopia RTU (retirada de pólipo ou câncer), Colesistectomia (retirada de pedra na vesícula) e Hiatoplastia (correção de hérnia de hiato).

Além disso, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes também adquiriu um microscópio cirúrgico, equipamento que deverá chegar ainda no mês de agosto e que possibilitará a ampliação das cirurgias nas especialidades de Urologia e Otorrinolaringologia. Em pouco mais de dois anos, o Hospital já realizou 630.779 procedimentos, dos quais 4.899 são cirurgias de média e baixa complexidade.