Hospital Municipal e Voluntariado entregam mudas na Semana do Meio Ambiente

Os pacientes que receberam alta do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes saíram da unidade com mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte das atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente e foi realizada em parceria com a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes e o Instituto Embu de Sustentabilidade. Outras ações estão sendo realizadas pela Prefeitura para lembrar a data.

Nesta quarta-feira(01/06), 54 mudas de Ipê-rosa, Palmeira-real, Palmeira-Juçara e Nona foram entregues aos pacientes no momento da saída do hospital. O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, o diretor-geral do Hospital Municipal, Matheus Gomes, e a presidente do Voluntariado de Mogi, Mara Bertaiolli, participaram, nesta quarta-feira (1°), do primeiro dia da entrega das mudas. A distribuição aos pacientes ocorrerá até sexta-feira.

O primeiro a receber foi o pequeno Alexandre de Paiva Vicco Fontes Junior, de 8 anos. “Eu vou plantar no quintal de casa e cuidarei direitinho. Também vou ensinar os meus irmãos”, garantiu Alexandre, que estava acompanhado do tio Tiago Vicco, 27. “Nunca tinha visto algo parecido com isso. Gostei muito”, destacou.

A mãe da Manuela, de um ano e quatro meses, a recepcionista Aline Maciel, 24 anos, disse que a iniciativa faz com as pessoas se sintam “em casa”. “Este talvez seja o único hospital onde somos bem recebidos e sentimos falta quando vamos embora”, disse.

A dona de casa Julia Aparecida dos Santos, 38 anos, destacou que a entrega da muda representa o amor entre as pessoas e “o mundo está precisando de gestos como esse”.

Mara Bertaiolli ressaltou que “ações em prol da natureza aproximam as pessoas e tornam o ambiente mais humano”. Já o secretário municipal Marcello Cusatis, observou que a iniciativa comprova, mais uma vez, que o Hospital Municipal tem entre os objetivos implantar e servir de exemplo de medidas sustentáveis. “O hospital, assim como toda a Prefeitura de Mogi das Cruzes, está preocupado com a preservação do meio ambiente”, disse. “Ao entregar esta singela muda, tornamos o hospital um local ainda mais receptivo, acolhedor e inovador”, acrescentou.

O diretor geral do Hospital Municipal, Matheus Gomes, ressaltou que a preocupação com a preservação do meio ambiente faz parte do Planejamento Estratégico da unidade. “Nós contamos com uma série de medidas sustentáveis que, inclusive, fizeram com que o hospital recebesse o Prêmio Amigo do Meio Ambiente. Um dos pilares da nossa gestão tem a sustentabilidade como base”, lembrou.

Além das iniciativas de gestão voltadas à sustentabilidade, a estrutura do hospital conta com reuso de água de chuva, com capacidade total de reuso de 41 mil litros de água, o que possibilita a utilização por até 4 dias; aquecimento de água por energia solar, o que resulta em uma redução estimada de 10% no consumo de energia elétrica; e um Solarium, uma área no terceiro andar colocado à disposição para o convívio social, além de momentos de lazer e de descanso.

Paulo Sergio Pereira dos Santos, gestor ambiental do Instituto Embu de Sustentabilidade, afirmou que está é a primeira etapa de uma parceria que ainda prevê a construção de um viveiro de plantas no Solarium. “Doar plantas é um ato significante porque conta com um simbologismo muito marcante, que é o de distribuir vida e, quando bem cuidada, cresce e dá bons frutos”, disse.

Marina Chikusa Hirata, coordenadora de projetos de Educação do Instituto Embu, informou que as mudas foram coletadas da reserva legal da instituição, localizada na Serra do Itapeti.

Programação

A programação especial do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes para comemorar a Semana do Meio Ambiente prossegue até sexta-feira (03/06) com a entrega de mudas para os pacientes. No sábado (04/06), os colaboradores do Hospital e seus familiares terão participação especial na programação. Um passeio monitorado ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, localizado na Serra do Itapeti, em Mogi, apresentará aos visitantes um grande viveiro da flora e da fauna nativas da Mata Atlântica. Com área de 352,3 hectares, o Parque Natural é considerado hoje um ponto de referência para a comunidade científica e local.