Hospital Municipal fará exames de Papanicolaou

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, implantado pela Prefeitura de Mogi no distrito de Braz Cubas, realizará exames de Papanicolaou a partir de 1º de outubro. O início do atendimento faz parte da campanha Outubro Rosa que contará com uma série de atividades ao longo do próximo mês, principalmente entre os dias 20 a 24 de outubro, em todo o município. Dentro desta "semana rosa", haverá um mutirão de exames voltados às mulheres, entre eles, o Papanicolaou e a ultrassonografia.
A coleta de Papanicolaou passará a ser diária. Sempre agendada. Os testes completarão o atendimento ginecológico já realizado. Conforme o plano de trabalho de implantação dos serviços do Hospital Municipal, neste primeiro momento, a unidade tem como foco de atendimento às mulheres e as crianças até 12 anos.
Para atender o público feminino, o hospital conta com um Ambulatório da Mulher e um Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia (SADT) completo, com equipamentos de última geração, entre eles um tomógrafo de 64 canais. Um dos três mais modernos do estado de São Paulo. Já as crianças têm à disposição o Pronto Atendimento Infantil 24 horas, além do próprio SADT.
Todos os pacientes do Hospital Municipal são atendidos por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por isso é fundamental fazer o cartão SIS. E quem já tem o cartão é preciso manter as informações atualizadas.
O exame de Papanicolaou verifica alterações nas células do colo do útero. Estas alterações podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas preventivamente.
O teste também é utilizado para detectar alguns tipos de infecção no colo do útero e na vagina. Outro benefício é o fornecimento de informações sobre os hormônios, principalmente progesterona e estrogênio. A coleta demora poucos minutos e é feita como parte de um exame ginecológico de rotina.
Quando fazer?
Todas as mulheres sexualmente ativas devem fazer o exame. O médico é quem recomendará a frequência com que teste deverá ser realizado. Ele determinará a periodicidade com base nos fatores de risco que a paciente tem para para desenvolver o câncer. As mulheres devem se submeter ao exame preventivo, no mínimo, uma vez por ano.