Notícias

Hospital Municipal participa da campanha Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate ao câncer de mama, chegou a vez do Novembro Azul, que destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
Em Mogi das Cruzes, durante o mês de novembro unidades de saúde estão sendo realizadas coletas de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos . A triagem está sendo realizada pela Central de Agendamento do SIS – Sistema Integrado de Saúde pelo telefone 0800-770-5585. 
Os exames alterados serão encaminhados para consulta com especialista na área.“Atualmente temos urologista na Unica, Ame e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, ou seja, serviços que garantem vagas suficientes para os atendimentos necessários”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. 
Outra forma de atuação durante o Novembro Azul é o esclarecimento. Na última semana, várias atividades educativas distintas foram realizadas em equipamentos de grande concentração de público, como Unica, Pró-Hiper e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Outras duas palestras estão programadas para o dia 24 de novembro, mesmo dia em que os servidores municipais e colaboradores vestirão uma peça de roupa azul para marcar a campanha de combate ao câncer de próstata.
No encontro, o público presente poderá obter informações também sobre o diabetes, doença que atinge homens e mulheres e que é comemorada no mês de novembro. O diabetes é uma doença crônica, de caráter permanente, caracterizada pelo mau funcionamento do pâncreas, que reduz ou para de produzir insulina, hormônio responsável pela queima de glicose, substância presente nos alimentos. Entre as principais causas do diabetes estão: hereditariedade, predisposição familiar, obesidade, gravidez e outros fatores relacionados com a idade.

PSA
O PSA – Antígeno Prostático Específico é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Também é realizado o exame de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, além do exame de toque retal, solicitado conforme critério médico.