Notícias

Hospital Municipal passa a utilizar sistema integrado de gestão hospitalar

Como forma de oferecer um atendimento ainda mais ágil e eficaz, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes passou a utilizar um sistema integrado de gestão hospitalar, o MV Sistemas. Ele permite que todos os setores sejam informatizados, tanto o médico assistencial quanto o administrativo. 
“Vamos possibilitar um nível muito maior de rastreabilidade da informação sobre o paciente, o que permitirá um atendimento mais dinâmico”, garantiu o gerente de Tecnologia da Informação (T.I) do hospital Tiago Sampaio de Oliveira. “A partir dele, passam a ser constantes o gerenciamento e o acesso a todos os tipos de informação que podem se transformar em uma ação, seja administrativa ou médica. Consequentemente, a tomada de decisão do médico sobre o tratamento do paciente se torna mais precisa”, explicou Tiago Sampaio. 
O paciente também contará com o benefício de o seu médico ter o prontuário eletrônico à disposição. O documento oferecerá o histórico de consultas, os medicamentos prescritos, entre outras informações.
“Será possível além de aumentar a qualidade dos serviços prestados, controlar com precisão os custos, eliminar as perdas de faturamento e, ainda, tornar os processos mais produtivos”, garante o gerente de TI. O sistema vai permitir consultar relatórios gerenciais, identificar média de tempo de atendimentos e local de origem do paciente. Tudo de maneira prática e informatizada. 
Outra importante consequência é a diminuição do papel, mais uma ação da gestão sustentável adotada pelo Hospital Municipal desde a abertura, em 30 de junho.
A implantação do sistema está sendo gradual. Em novembro, os setores de suprimentos, faturamento SUS, e as recepções do Pronto Atendimento, Ambulatórios, Internação e Centro Cirúrgico foram informatizados.
Em dezembro, será a vez da criação do prontuário eletrônico do paciente, e da integração das solicitações de exames e prescrição médica.
Todos os colaboradores dos setores envolvidos estão sendo treinados para utilizarem o sistema.
Mais de 800 instituições, 100 mil médicos e 250 mil profissionais no Brasil, na África e na América Latina utilizam o Sistema MV.