Hospital Municipal realiza atividade de promoção de saúde na véspera do Carnaval

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta sexta-feira (24), uma atividade de promoção de saúde na principal via que liga a cidade ao Litoral Norte e na feira do distrito de Braz Cubas, locais de grande circulação de pessoas. A iniciativa abordou dois temas: trânsito seguro e uso de preservativos.

Uma faixa com orientações sobre a importância de evitar doenças sexualmente transmissíveis, o respeito a velocidade das pistas e a necessidade de não dirigir após o consumo de álcool foi esticada durante os momentos de semáforo no vermelho.

Cerca de 400 preservativos foram distribuídos graças a parceria firmada entre o Hospital Municipal e a Unidade de Atendimento aos Programas de Saúde e DST (UAPS II) da Secretaria Municipal de Saúde, órgão responsável por desenvolver no município o Programa de DST/Aids. "As ações de prevenção estão entre as prioridades dos programas e equipamentos de saúde em nossa cidade e a abordagem na comunidade é sempre muito positiva", explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.

Panfletos com orientações sobre as consequências da combinação álcool e volante e o uso de preservativos também fizeram parte da ação. Os colaboradores do hospital que participaram da atividade passaram orientações. A coordenadora de Recursos Humanos do HMMC, Tatiana Colella, disse que a atividade tem como objetivo descentralizar as orientações sobre saúde. “Ao sair do hospital, ampliamos nosso alcance e atingimos um público que não utiliza na unidade”, afirmou.

O analista de projetos Marcel Portela afirmou que a campanha de promoção de saúde é importante para alertar os motoristas sobre os cuidados durante a viagem. “O número de acidentes no período de Carnaval tende a ser maior, por isso, a conscientização é fundamental e esse também é um dos papeis do hospital”, disse.

Já a assistente social Luciana de Fátima Marques Campos alertou sobre o uso dos preservativos. “A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre”, disse.

A UAPS II funciona de segunda a sexta-feira na UAPS 2, que fica na rua Fausta Duarte de Araújo, nº 412, no Jardim Santista. O telefone é o 4738-5876. No local também funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento, onde são realizados exames para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de encaminhar os pacientes para o serviço de saúde quando necessário.