Hospital Municipal realiza treinamento de ventilação mecânica

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realizou nesta quarta-feira (07/12) um treinamento sobre técnicas de utilização do aparelho de ventilação mecânica. Ministrado por Mauricio Azevedo de Moraes, fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMMC, a capacitação reuniu enfermeiros e fisioterapeutas de unidades de saúde de toda a cidade. A respiração mecânica é um procedimento que busca ajudar ou substituir a respiração normal.

Participaram do curso profissionais da Santa Casa de Misericórdia, da UPA 24h do Oropó, da UNICAFISIO (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação), do SAMU e até mesmo representantes da rede particular, como o Hospital Santana.

"A ventilação mecânica pode evitar significativamente a piora do quadro clínico e até salvar uma vida", afirmou Moraes. "O manuseio do equipamento é um dos fundamentos básicos de um fisioterapeuta e, por isso, é importante fazer este tipo de reciclagem. Já o enfermeiro está na linha de frente do atendimento em saúde e deve estar apto a trabalhar com ventilação mecânica", explicou.

A capacitação abordou técnicas de avaliação do paciente; a ventilação não invasiva (VNI); as indicações; as fases da ventilação; os parâmetros iniciais; os efeitos adversos; o simulador; a aula prática entre outros.

A ventilação mecânica apenas presta assistência à respiração e deve ser mantida enquanto durar a deficiência. As indicações mais comuns se dão em casos de lesão pulmonar aguda, asma grave, doença pulmonar, sinais físicos que demonstrem dificuldade respiratória, insuficiência cardíaca e algumas doenças neurológicas. "A decisão de iniciar a ventilação mecânica deve ser individualizada e passa pela avaliação do médico e da equipe multiprofissional", informou Mauricio.