Notícias

Ministério da Saúde confirma repasse de R$ 24 milhões para Hospital Municipal

O Ministério da Saúde publicou, na última semana, a portaria 2.469/2014, que estabelece o repasse financeiro anual de R$ 24.600.000,00 para o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes “Prefeito Waldemar Costa Filho”, em Braz Cubas. A verba deverá ser liberada até o final deste ano e possibilitará a implantação de novos procedimentos cirúrgicos a partir do próximo ano. 
No último mês de setembro, o prefeito Marco Bertaiolli e o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, estiveram no Ministério da Saúde, em Brasília, e conseguiram oficializar o credenciamento do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes no Sistema Único de Saúde (SUS). “Todos os trâmites necessários foram cumpridos, mas ainda aguardávamos a oficialização do repasse no Diário Oficial, que aconteceu agora. Isso significa que o município passará receber, de forma permanente, uma verba mensal do SUS para ajudar no custeio do hospital”, comemora o prefeito. 
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes iniciou atendimento no dia 30 de junho e desde então vem ampliando gradativamente os serviços ofertados à população. No dia 3 de novembro foi ativado o Centro Cirúrgico e iniciadas as cirurgias ambulatoriais e de baixa e média complexidade. Em duas semanas, foram realizados 28 procedimentos cirúrgicos e outros 40 estão agendados para os próximos dias.
“O repasse do Governo Federal possibilitará a antecipação, em dois anos, do atendimento programado para o Hospital Municipal. No início do próximo ano, vamos poder iniciar procedimentos cirúrgicos mais complexos nas áreas de ginecologia, por exemplo, e também e outras especialidades médicas”, esclarece o secretário de Saúde. Com o credenciamento, 25% dos custos do Hospital Municipal serão pagos pela Prefeitura, 25% pelo Governo do Estado e 50% pelo Governo Federal. 

Balanço
Em pouco mais de quatro meses de funcionamento, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes já realizou 64.084 atendimentos, dos quais 22.108 foram consultas de Pronto Atendimento Infantil; 10.419 consultas agendadas nos Ambulatórios de Especialidades e Ambulatório da Mulher; 18.909 exames diversos; 12.579 procedimentos de enfermagem e 69 atendimentos na área de serviço social.