Ministério da Saúde visita Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e aprova estrutura

O apoiador do setor de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Danilo Carvalho de Oliveira, visitou na manhã de ontem o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, administrado pela Pró-Saúde. Ele aprovou a infraestrutura existente e sinalizou positivamente com o custeio de 50% da operação. Esta foi a primeira vez que um representante do Ministério conheceu a unidade.

O conceito definido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes de construir um hospital sustentável, a moderna infraestrutura, o mobiliário novo, além dos equipamentos de última geração chamaram a atenção do representante do Governo Federal. "O secretário de Saúde Marcello Cusatis me convidou para vir conhecer o hospital, mostrar a dinâmica do atendimento e tudo aquilo que ele se propõe a fazer, que é ser um unidade de média complexidade. Fiquei muito feliz com que o eu vi", afirmou Oliveira.

"Vamos trabalhar de forma tripartite para que, muito em breve, este hospital esteja funcionando na sua totalidade e possa atender toda população de Mogi", ressaltou.

O Hospital Municipal precisa de R$ 2,050 milhões para o custeio de 50% do volume de recursos necessários para a operação. O repasse já foi pedido para o Ministério da Saúde.

Segundo Oliveira, o pleito foi "tecnicamente aprovado" e para que haja a publicação da portaria, que liberará os recursos, ainda é necessário aguardar o término do estudo financeiro. "Não é possível estabelecer prazos porque depende de toda uma tramitação que não se resume apenas ao meu parecer. É preciso a análise financeira e econômica e dentro das possibilidades vamos verificar o que poderá ser feito", ressaltou Oliveira.

O secretário Marcello Cusatis e o coordenador hospitalar da Prefeitura, Paulo Villas Boas de Carvalho, acompanharam a visita e apresentaram o hospital.

"A notícia foi excelente para Mogi das Cruzes", avaliou o secretário. "A antecipação do cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS) e o aporte financeiro da União, o que possibilitará que o Ministério custeie 50% do hospital, terá como resultado prático o adiantamentos de serviços que, segundo nosso planejamento inicial, seriam oferecidos em 2015', destacou Cusatis.

O secretário frisou, ainda, que o pedido é para que os recursos federais sejam liberados em setembro, no mês de aniversário da cidade. "Este é o prazo para finalizarmos a aquisição dos equipamentos do Centro Cirúrgio e da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), setores fundamentais de suporte do hospital", disse.

"A informação de que o nosso pleito foi tecnicamente aprovado e que aguarda apenas o estudo financeiro nós deixa otimistas, porque poderemos atingir o modelo ideal de gestão que é a participação do Governo Federal, com o repasse de 50% do valor, do Governo do Estado, com 25%, e a Prefeitura, com o restante dos 25%", ponderou Cusatis.