No Dia Mundial da Água, Semae alerta para necessidade de combater desperdícios

A “água virtual”, que é aquela que passa despercebida à maioria das pessoas por ser utilizada na fabricação de um bem, produto ou serviço, foi um dos temas da palestra promovida nesta terça-feira (22/03), por técnicos do Semae, em comemoração ao Dia Mundial da Água. A atividade foi realizada no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, para os funcionários da unidade de saúde. O objetivo é chamar atenção para a importância desse bem natural, presente das mais diferentes formas em nosso dia a dia, e para a necessidade de usá-lo de maneira racional, combatendo desperdícios.

O conceito de "água virtual" foi criado no início dos anos 1990 por Antony Allan, cientista inglês que tinha como objetivo enfatizar o volume de água que evapora ou fica poluído nos processos de produção. Na fabricação de um quilo de legume, por exemplo, são necessários 1.000 litros de água, ou ainda 2.500 litros para a obtenção de um quilo de soja. Para confeccionar um único par de sapatos de couro são consumidos 8.000 litros.

Outros temas abordados nas palestras desta terça foram o Uso Racional da Água, Filtração de Água e a A Importância da Vegetação na Produção de Água. As atividades da Semana da Água continuam nesta quarta-feira (23/03). O público-alvo são os funcionários e usuários do hospital (veja abaixo a programação).

As atividades são desenvolvidas pelos técnicos do Semae Julio César Swartelé, Cristiano de Oliveira, Gérson de Barros, Wesley Machado e Camila Feitosa, além do analista de projetos do Hospital Municipal, Marcel Portela. “Para nós, a sustentabilidade é algo estratégico, uma meta de gestão. Com essas palestras, temos o compromisso de sensibilizar nossos funcionários e a adesão deles está sendo muito boa”, afirma Portela.

No ano passado, a unidade de saúde foi contemplada com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente na Categoria Destaque 2015, entre outros motivos, pela reutilização da água da chuva nas descargas sanitárias.

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar a discussão sobre o tema, considerado de extrema importância. Na mesma data, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que define o recurso natural como um bem do planeta e condena o desperdício e a poluição.