Palestra sobre inteligência emocional integra a programação do Mogi+Mulher

O Dia Internacional da Mulher, lembrado em todo o mundo em 8 de março, terá uma semana marcada por diversas homenagens e atividades de promoção de saúde no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), UPA 24h Oropó, UnicaFisio (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação), UBS do Alto do Ipiranga, Pró-Mulher e outras unidades do SIS - Sistema Integrado de Saúde. A programação conta com palestras e ações voltadas às pacientes e às colaboradoras.

O Hospital Municipal dará início às atividades na terça-feira (7), com uma palestra sobre HPV, câncer de mama e colo do útero e endometriose. Ela será realizada às 10h, no auditório da unidade. "São atividades importantes, com palestras sobre temas de interesse entre as mulheres, e também homenagens pela data especial", explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.

Na quarta-feira (8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, haverá uma palestra, às 9h, sobre inteligência emocional feminina, com a neurocoach e palestrante comportamental, Alini Figueiredo, também no auditório. Após a palestra, será montada uma feirinha com exposição de roupas, maquiagem, produtos de beleza e bem-estar, artesanato e livros. Pequenas sessões de massagens também serão realizadas.

Ainda na quarta-feira, a partir das 11h, um quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes percorrerá o hospital com apresentações especiais para as pacientes internadas e aquelas que serão atendidas no Ambulatório de Especialidades. O quarteto terá a participação de músicos com violino, viola e violoncelo. A atração é uma iniciativa da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, que intermediou a presença especial.

Ao longo do dia 8, flores artesanais serão distribuídas às pacientes que passarem pelo Hospital Municipal.

A programação do hospital para o Dia Internacional da Mulher termina na sexta-feira (10), com a palestra sobre Planejamento Familiar, às 10h, no auditório, com a enfermeira Gisele Menichelli, do Programa de Planejamento Familiar da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

As palestras são abertas ao público, porém as vagas são limitadas a 40 pessoas, capacidade máxima do auditório.

UPA 24h e SAMU

Na UPA 24h Oropó, ao longo de toda a quarta-feira, haverá entrega de flores artesanais às pacientes atendidas e às colaboradoras. Parte do material que será distribuído foi doado por uma voluntária.

As funcionárias também terão direito a um dia de beleza, oferecido na própria unidade. No SAMU, a homenagem será para as colaboradoras, com a entrega de rosas. O mesmo ocorrerá na UBS do Alto do Ipiranga.

A UNICAFISIO abriu a programação do Dia das Mulheres, com uma palestra realizada na sexta-feira (3), no auditório do Hospital Municipal, sobre alterações no processo de envelhecimento: osteoporose, alterações hormonais, importância da prática de atividade física na terceira idade e influências da alimentação na saúde.

O público presente foi formado pelas mulheres atendidas na unidade, todas com idade a partir dos 60 anos. As participantes eram recebidas com uma rosa, entregues pela fisioterapeuta da UNICAFISIO, Mariana Marcelino.