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Pesquisa de Clima Organizacional revela que 87% dos colaboradores do HMMC estão satisfeitos

A Pesquisa de Clima Organizacional feita entre os colaboradores do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes revelou que 87% do quadro está satisfeito com o local onde trabalha. Os resultados nortearam ações que já foram adotadas, e algumas que em breve serão concretizadas, a fim de manter e ampliar o nível de satisfação.
Realizada entre 13 e 21 de outubro, a pesquisa teve como base um questionário formado por 15 perguntas. Mais de 90% do total de colaboradores participaram. As respostas eram dadas de forma sigilosa. Para isso, foi utilizada a “SurveyMonkey”, uma ferramenta online especializada neste tipo de questionário. Uma estrutura, que contou um um computador exclusivo em um local de fácil acesso, foi montada. O setor de Recursos Humanos do Hospital Municipal colocou à disposição a possibilidade de participar da pesquisa em diferentes horários, para que a maior quantidade de colaboradores fosse atingida. 
O diretor-geral do HMMC, Matheus Gomes, ressaltou que o resultado de 87,38% superou a meta estabelecida de 80%. “O resultado se torna ainda mais significativo quando analisamos que o hospital está em operação há 16 meses, porém, neste atual perfil, com todos os setores e serviços em atividade, funcionamos há apenas seis meses”, avaliou. 
Ele ressaltou, ainda, que o o índice apontado no levantamento entre os colaboradores é semelhante aos resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários, que desde a abertura do hospital se mantem em 90%. “Isso mostra que colaboradores motivados refletem diretamente em uma prestação de serviço com qualidade o que, consequentemente, impacta na satisfação do nosso cliente/paciente”, disse.

Importância
A coordenado de Recursos Humanos (RH) do HMMC, Tatiana Colella, destacou que “a pesquisa de clima é uma importante ferramenta de diagnóstico e de promoção de mudanças”. “A partir do resultado foram discutidas com a diretoria quais ações precisariam ser tomadas”, informou. 
E muitas desta ações já estão em andamento, como a abertura do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), a implantação de treinamento e educação profissional; avaliação por competência; grupo de trabalho humanizado; programa de valorização do colaborador; aniversariantes do mês; e canal de comunicação com o colaborador.
E mais ações, reveladas a partir da pesquisa de clima, estão programadas: PDI (Programa de Desenvolvimento Individual); Musicoterapia e ambiência; Projeto padrinho; Ferramentas adequadas para o ambiente de trabalho; Mais Saúde colaborador / criação de fluxo e atendimento ao colaborador; e café com o diretor.