Prefeito apresenta balanço de dois anos do Hospital Municipal ao secretário David Uip

O prefeito Marco Bertaiolli esteve reunido com o secretário estadual de Saúde, David Uip, nesta quarta-feira (22/6), em São Paulo, para apresentar um balanço dos dois anos de funcionamento do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas. O equipamento foi construído por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado, que mantém repasse para o custeio mensal da unidade.

O Estado contribui com o município desde o início da implantação do Hospital Municipal, quando foi efetuado um repasse de R$ 25 milhões para a construção do prédio e aquisição de móveis e equipamentos. Outros R$ 25 milhões foram investidos com recursos próprios da Administração Municipal. “O apoio do Governo Estadual colaborou para a antecipação do funcionamento pleno do hospital. Inicialmente prevista para entrar em total operação no prazo de três anos, ou seja, em 2018, a unidade trabalha desde abril do ano passado com todos os setores em funcionamento, incluindo cirurgias e UTI”, recordou o prefeito.

Ele lembrou, ainda que, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes conquistou, no último mês de março, o Selo de Qualidade outorgado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA 1). “ONA 1 – Acreditado é concedido somente às unidades de saúde que atendem critérios de segurança do paciente em todas as áreas, desde sua estrutura física até os processos assistenciais adotados”, explicou. Para conquistar o Selo de Qualidade ONA 1 – Acreditado, o hospital foi avaliado pela Fundação Vanzolini em dezembro do ano passado, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação.

Além de alcançar funcionamento pelo e certificação que comprova a qualidade dos serviços prestados à comunidade, o Hospital Municipal de Braz Cubas está consolidado como um dos principais equipamentos da rede pública de saúde do município. Em dois anos de atendimento, os números estão em plena evolução, passando, por exemplo, de 3,3 mil para 4,6 mil consultas de especialidades médicas realizadas mensalmente. O número de exames passou de 12 mil para 17 mil entre 2015 e 2016 e o Pronto Atendimento Infantil 24 horas passou de 6 mil para 7 mil consultas de urgências e emergência realizadas mensalmente.