Notícias

Prefeito entrega Cartão SIS 200 mil e anuncia o número 160, novo telefone da saúde

A partir do dia 1º de janeiro, a Central de Agendamento do SIS – Sistema Integrado de Saúde passará a atender pelo telefone 160. Mais simples, de fácil acesso e memorização, o novo número substituirá o 0800-770-5585 com a mesma qualidade de serviços já prestados à população. A novidade foi anunciada pelo prefeito Marco Bertaiolli nesta manhã de quarta-feira (02/12), durante evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que reuniu autoridades, gestores e colaboradores. 

Na oportunidade, o prefeito também entregou o cartão SIS de número 200.000 para Jaquelyne Maria da Silva Vilella, que trabalha na área da saúde há quase 20 anos. “Chegamos a 200 mil usuários do SIS, que hoje é, sem dúvida, um dos melhores sistemas de saúde pública do país. É muito importante que todos os servidores saibam que é um sistema do qual podemos nos orgulhar”, afirmou o prefeito, lembrando que a saúde não é uma obra pronta, mas resultado de constantes melhorias. “Melhorias como a que estamos anunciando agora, com a implantação do 160, que simplifica o acesso à marcação de consultas”, completou. 

O prefeito destacou, ainda, que, com o novo telefone, os mogianos passam a contar com dois números simplificados que precisam ser memorizados para garantia dos atendimentos de saúde. “O 192 que é o atendimento realizada pela Cure para urgências e emergências e o 160 para marcação de consultas, exames e outros procedimentos de rotina”, informou. 

Desde a sua implantação, em 2010, o Sistema Integrado de Saúde vem promovendo importantes avanços na saúde de Mogi das Cruzes. O trabalho começou com a informatização e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como prontuário eletrônico, controle de estoques de medicamentos e insumos, disponibilidade de vagas e confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas, além de um mapeamento clínico dos pacientes por região e combate à violência contra criança, mulher e idoso.

“A Rede Municipal de Saúde possui hoje um total de 60 equipamentos e vamos chegar a 67 até o final de 2016 com a entrega de novas unidades e serviços em implantação. Este total praticamente dobra o número de unidades existentes em 2009, quando tínhamos 34 equipamentos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, que fez uma apresentação completa dos avanços do SIS para o público presente. 

O SIS reúne vantagens para os profissionais, usuários e gestores de saúde, uma vez que reúne informações que vão desde o cadastro elaborado pelos agentes comunitários na casa do paciente até o resultado de um exame mais complexo, como ressonância magnética. Por meio do SIS foi ampliada a oferta de serviços de saúde. Somente neste ano, entre janeiro e outubro, foram realizados 2.269.853 atendimentos nas áreas de Atenção Básica, Saúde da Família, Consultas e Exames de Especialidades, Pronto Atendimento, Coletas de materiais para exames laboratoriais, além dos atendimentos realizados pela Santa Casa de Misericórdia e pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.