Prefeito entrega convite de inauguração do Hospital Municipal ao ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, recebeu das mãos do prefeito Marco Bertaiolli, o convite para a inauguração do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, que será realizada no próximo dia 14 de junho, às 9 horas. Na oportunidade, o prefeito entregou também um álbum de fotos e um dossiê contendo informações atualizadas sobre a implantação do primeiro hospital municipal da cidade. O ministro participou, nesta segunda-feira (02/6), da audiência extraordinária realizada pela Condemat, em Suzano.

“Aproveitamos a presença do ministro para reforçar o pedido de apoio do Governo Federal no custeio do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, equipamento que certamente marcará um novo momento no atendimento de saúde existente na cidade. Esperamos que o retorno seja positivo e também que o ministro possa prestigiar a inauguração”, explicou o prefeito, que participou do encontro acompanhado do secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes está sendo preparado para a inauguração, recebendo móveis, equipamentos e demais estruturas necessárias para iniciar o atendimento. A nova unidade prestará atendimento para adultos e crianças, com atenção especial à saúde da mulher. “O Hospital Municipal irá ofertar atendimentos complementares aos já existentes, construindo uma rede de serviços e otimizando o trabalho já realizado pelos outros hospitais públicos da cidade”, explica Cusatis.

O equipamento soma 8 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em sete pavimentos (térreo mais 6 andares) e com capacidade para 91 leitos, sendo 69 leitos de internação, 10 leitos de UTI e 12 de observação. Foram investidos R$ 35,5 milhões na construção do prédio, sendo R$ 18 milhões repassados pelo Governo do Estado e o restante por recursos próprios da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Outros R$ 13 milhões estão sendo investidos na aquisição de móveis e equipamentos.

Além de ser cadastrado no SUS – Sistema Único de Saúde, o novo equipamento será totalmente interligado ao SIS – Sistema Integrado de Saúde. O SIS foi implantado em 2010 pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para garantir a completa informatização e conexão entre os equipamentos de saúde existentes na cidade. Isso significa que, ao chegar no hospital, o paciente terá o seu cadastro e histórico médico pronto para ser consultado pelos profissionais de saúde.