Prefeitura inaugura novo laboratório para 100 mil exames por mês

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, município localizado a cerca de 60 quilômetros da Capital, inaugura neste sábado (06/9), às 11 horas, o novo Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos, localizado na rua Capitão Manuel Rudge, nº 272 / 268, no Parque Monte Líbano. Com capacidade para realizar mais de 100 mil procedimentos por mês e funcionamento 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados, a unidade está sendo implantada por meio de uma parceria firmada pela Administração Municipal com a Organização Social Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim e o Albert Einstein Medicina Diagnóstica.

Trata-se de um acordo inédito, resultado de um intenso trabalho da Secretaria Municipal de Saúde pela busca da excelência nos serviços de saúde prestados à população mogiana. “Essa é uma parceria inovadora, que levou cerca de seis meses para ser concretizada, e que está trazendo para Mogi das Cruzes um serviço de alto padrão, realizado pelo Albert Einstein. O mais importante é que todos os serviços serão pagos pelos valores da tabela SUS (Sistema Único de Saúde)”, salienta o prefeito Marco Bertaiolli.

Uma das principais vantagens da nova parceria está na qualidade dos serviços ofertados à população, que passa a contar com uma instituição de renome na realização de todos os exames laboratoriais solicitados pelas 50 unidades municipais de saúde. “O Albert Einstein mantém, por exemplo, a dupla leitura dos resultados positivos, o que aumenta a segurança para os profissionais e também a qualidade para os pacientes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

Outra importante inovação está no protocolo adotado para resultados alterados de exames. “Se um exame apresentar uma alteração muito grande, o sistema informa essa alteração e um técnico entra em contato com a unidade de saúde do paciente para que a consulta médica seja marcada o mais rápido possível por meio do SIS – Sistema Integrado de Saúde”, explica o secretário, lembrando que a nova unidade mantém também um painel para o monitoramento online dos exames.

Apesar da nova estrutura montada na rua Capitão Manuel Rudge, os mogianos continuarão contando com a mesma comodidade para a coleta de materiais e recebimento de resultados. “A coleta será mantida em todos os Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família, ou seja, próximo da casa do paciente. A única mudança será a possibilidade de realizar, na nova unidade, alguns procedimentos específicos que exigem preparos especiais, como prolactina, espermograma, cortisol, entre outros”, explica Cusatis.

O novo Laboratório Municipal, inaugurado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, permite, entre outros recursos, a visualização do histórico e prontuário do paciente, pelos profissionais habilitados, em qualquer unidade de atendimento. Com o Cartão SIS, que é disponibilizado gratuitamente para os mogianos, o paciente tem todo o seu histórico arquivado num banco de dados, que pode ser consultado durante uma nova consulta ou exame.

Desde 2009, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de investimentos em todos os segmentos da Rede Municipal de Saúde. Em cinco anos, foram implantados 22 equipamentos e serviços diversos que, juntos, foram responsáveis por quase 1 milhão de atendimentos realizados em 2013, dos quais 312 atendimentos de atenção básica; 160 mil atendimentos de especialidades; 480 mil atendimentos de urgência e emergência e 47 mil atendimentos do Programa Saúde da Família.