“Pró-Saúde no seu Bairro” atende 400 pessoas na Vila Estação e Jundiapeba

Em dois dias de ações sociais, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio do projeto “Pró-Saúde no seu Bairro”, já atendeu quase 400 pessoas. Moradores da Vila Estação e de Jundiapeba foram os primeiros beneficiados com a iniciativa. Na Vila Estação, os atendimentos ocorreram em 7/11 e, em Jundiapeba, no sábado seguinte, dia 14.
Foram oferecidas consultas com ginecologistas e clínico-geral, além de exames de glicemia e aferição da pressão arterial. Palestras sobre os cuidados com a hanseníase fizeram parte da programação. Todos os pacientes que passaram pelo clínico e estavam dentro da faixa etária dos 45 aos 70 anos foram encaminhados para exames de PSA, específico para auxiliar na detecção do câncer de próstata. O encaminhamento faz parte da Campanha Novembro Azul. As atividades assistenciais são oferecidas pela equipe do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, unidade administrada pela Pró-Saúde, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura.
As crianças puderam aproveitar os brinquedos como cama-elástica, pula-pula e tobogã. Houve, ainda, a distribuição de algodão doce e pipoca. Para completar, o grupo Doutores da Alegria “Colorindo a Alma” marcou presença com a sua contagiante animação.
O vigário geral de Mogi das Cruzes, padre Robson Gonçalves, participou das duas edições do evento e elogiou a iniciativa. “É papel da entidade assistencial, ligada à Igreja Católica, manter esta preocupação em integrar a comunidade e facilitar o acesso à saúde”, destacou.
Entre os muitos moradores que aderiram ao “Pró-Saúde no seu Bairro”, estava o produtor rural Ubaldo Soto Silva, de 61 anos. Ele recebeu atendimento do clínico-geral. “O atendimento foi ótimo. Além de cuidar da minha saúde, minhas netas se divertiram nos brinquedos e com Doutores da Alegria”, comentou.
Já a dona de casa Leonéia da Mata, 25 anos, destacou o rápido atendimento. “Gostei muito de ter um médico perto de casa e por não esperar muito pela consulta com o ginecologista. Aproveitei para verificar minha glicemia e a pressão arterial. Tudo em ordem”, comemorou.

Autoridades

Também estiveram presentes ao evento em Jundiapeba, o secretário-adjunto de Assistência Social de Mogi, Edson dos Santos, o diretor-geral do Hospital Municipal de Mogi (HMCC), Matheus Siqueira Gomes, o diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Porto Corrêa, além da assistente social e supervisora de Filantropia da Pró-Saúde, Valdirene Carrera, a psicóloga e assistente de Filantropia da entidade, Bárbara Ordine, e a gerente administrativa do Centro de Estudos e Pesquisa “Dr. João Amorim” (Cejam), Andressa Junqueira.
A ação social deste sábado foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Jundiapeba (rua Dolores de Aquino, 601). O local será, novamente, palco do “Pró-Saúde no seu Bairro” no próximo sábado, 28/11.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica com quase cinco décadas de atuação. Consolidou-se como uma das maiores instituições de gestão de serviços no setor médico-hospitalar do País. Presente em 10 estados e 27 municípios, tem sob sua responsabilidade cerca de três mil leitos e o trabalho de aproximadamente 20 mil profissionais, sendo 3,5 mil médicos. A entidade está entre as 500 maiores instituições do país, no ranking dos principais veículos de comunicação da área de Economia, como as Revistas Exame e IstoÉ Dinheiro e os jornais Valor Econômico e O Estado de S. Paulo. Ainda segundo este último, a Pró-Saúde é a sexta instituição da área de saúde do Brasil.
A certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde, pelo Ministério da Saúde, reforça sua atuação no âmbito da gestão do SUS, com eficiência e qualidade, ampliando o acesso da população aos serviços.
Em Mogi das Cruzes, a Pró-Saúde administra, sob contrato de gestão com a Prefeitura, o Hospital Municipal, em Brás Cubas, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).