Profissionais da área da saúde estão sendo imunizados

As clínicas particulares seguem encontrando dificuldade para oferecer a vacina contra a gripe H1N1. Segundo as unidades, os laboratórios fabricantes não estão dando conta da demanda de solicitações.
Em uma clínica particular de Arujá só nas últimas duas semanas foram encomendadas mais de 800 vacinas quadrivalentes contra a gripe. “Estamos tendo um atraso nas entregas. Deve ser da sobrecarga nesse volume de encomenda. Todo dia eles alegam que vão fazer a entrega, mas até agora não recebemos nada”, disse o administrador da clínica Nilton Burer Neto.
Segundo o administrador o problema são os laboratórios que não conseguem atender a demanda. “Eles tinham previsão para venda para determinado volume e houve um aumento excessivo de encomendas”, defendeu.
Em Mogi das Cruzes, tem Pronto-Socorro cheio e também muita gente preocupada com a gripe. “Todo mundo que tem criança ou idoso na família está preocupado com esse surto. Além disso,  não é todo mundo que vai poder essa vacina contra a H1N1” disse a universitária Juceli Ribeiro.
A campanha nacional de vacinação contra a doença começou mais cedo esse ano. Mogi das Cruzes já recebeu algumas doses. Mas, por enquanto, só profissionais da área da saúde estão sendo imunizados. “é importante imunizar, estarmos bem para podermos atendr bem”, disse a auxiliar administrativo Liliana Garcia Parente.
No Hospital Municipal de Brás Cubas cerca de 450 pessoas devem ser vacinadas nessa primeira semana da campanha. “Se um funcionário, médico, ou enfermeiro, por exemplo, acaba contraindo a gripe pode ser disseminador da doença. Por isso é muito importante também vacinar, é a primeira barreira que podemos criar”, disse o diretor técnico do hospital, Marcelo Diniz.
Na Santa Casa também já tem vacinação. O hospital recebeu 500 doses. E elas começaram a ser aplicadas em quem trabalha em departamentos de grande movimento, como o Pronto-Socorro. A partir do dia 11 de abril a vacinação começa para idosos, crianças de seis meses a cinco anos e gestantes. Depois segue para o último grupo de risco: pessoas com doenças crônicas, indígenas e mulheres que acabaram de ter filho.
A primeira etapa da vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (4) com a imunização dos profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação seja feita no outono, entre os meses de março e maio, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente. Para prevenir a gripe, outras recomendações importantes são:
• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
• Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
• Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
• Procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação.

Do portal G1 Mogi das Cruzes / Reportagem: Jamile Santana

Para ver a reportagem completa clique aqui.