Notícias

Secretaria de Saúde apresenta balanço de ações realizadas no segundo quadrimestre de 2014

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, apresentou, nesta manhã de terça-feira (30/9), o balanço das principais atividades e atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde no segundo quadrimestre de 2014. A prestação de contas foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em cumprimento à Lei Complementar Federal nº 141, de 13 de janeiro de 2012. 
Nos meses de maio, junho, julho e agosto, foram realizadas 170.682 ações de promoção e prevenção em saúde, 139.469 procedimentos com finalidade diagnóstica, 496.614 procedimentos clínicos e 14.584 procedimentos cirúrgicos. “O número de procedimentos cirúrgicos vem aumentando significativamente desde a implantação no Unica, em Jundiapeba, onde serão realizadas biópsias e outros procedimentos de baixíssima complexidade, para os quais hoje não temos espera. Nos próximos meses, esse atendimento será ampliado com o início das cirurgias de média e baixa complexidade no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes”, explicou Cusatis.
Durante a audiência pública, coordenada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, Francisco Bezerra, o secretário falou sobre as obras em andamento, como a construção do Centro de Reabilitação e Fisioterapia, a reforma e ampliação do Posto de Saúde de Taiaçupeba (entregue no último mês de junho), a construção da Unidade de Saúde da Família Chácara Guanabara, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio e da Unidade Saúde da Família do Jardim Planalto. 
Ele também apresentou detalhes do orçamento da saúde. “No segundo quadrimestre deste ano, o município investiu 23% da receita própria, índice que está bem acima dos 15% obrigatórios por lei, chegando ao investimento per capta de R$ 404,58”, explicou ele, baseado numa estimativa de 419.839 habitantes, segundo dados do IBGE.
A Cure 192 - Central de Urgências, Remoções e Emergências realizou 30.435 atendimentos, dos quais 13.035 urgências e emergências, 4.556 transportes intermunicipais, 3.948 remoções eletivas e 256 partidas para Bauru. No setor de média e alta complexidade foram realizados 29.469 exames, entre mamografias, tomografias, eletrocardiogramas. Somente na Unica - Unidade Clínica Ambulatorial foram 11.919 especialidades agendadas, enquanto o AME - Ambulatório Médico de Especialidades realizou 3.274 consultas para pacientes de Mogi das Cruzes no período. 

Foto: Câmara Municipal