Servidores municipais se engajam e fortalecem a Campanha Outubro Rosa

Engajada na campanha Outubro Rosa, que busca a prevenção e alertar as mulheres sobre o câncer de mama, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, percorreu algumas unidades de saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes nesta quinta-feira (16/10). Isso porque, atendendo a pedidos, os funcionários municipais trabalharam durante todo o dia vestidos de rosa. "A cada ano, a adesão à campanha aumenta e isso é muito bom, porque a conscientização se dissemina. A informação ainda é o melhor caminho para a prevenção e o tratamento", destaca Mara.
Primeiro, ela passou na Secretaria Municipal de Saúde, onde também funciona o Pró-Mulher. Lá, todos os servidores estavam vestidos com a cor rosa ou usando lacinhos que lembram o logotipo da campanha - que acontece em todo o Brasil durante este mês. "É um jeito simples de conscientizar as pacientes sobre a importância do exame", destaca o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, salientando que na unidade a Prefeitura de Mogi das Cruzes implantou um aparelho de mamografia há cerca de três anos.
Depois, a presidente do Fundo Social seguiu para a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), que fica em Jundiapeba. Além da cor rosa, todos os funcionários estavam com o lacinho que remete à campanha. "Aqui em Jundiapeba, todas as portas também estão identificadas com o laço. Este é um trabalho de formiguinha que vai crescendo a cada ano", destaca Mara, que no final reuniu todos os funcionários do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes para um agradecimento especial, já que a grande maioria dos servidores também atendeu ao convite e trabalhou de rosa nestq quinta.

Duas campanhas
Neste ano, o Fundo Social de Mogi das Cruzes e a Secretaria de Saúde uniram as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul em um único trabalho de divulgação e informação. Durante este mês, o foco são as mulheres e o câncer de mama. Em novembro, serão os homens e o risco do tumor de próstata. "Nos dois casos há muito misticismo em torno das doenças. O nosso objetivo é levar o maior número de informações possíveis, incentivar a prevenção, a realização dos exames e mostrar que o tratamento evoluiu muito nos últimos anos e que é uma doença que pode sim ser curada se identificada logo no começo", salienta a presidente do Fundo Social.
Como forma de levar o conhecimento, a Secretaria Municipal de Saúde também está realizando palestras em diversas unidades. A participação é gratuita e não tem limite de idade. Participam da iniciativa, por exemplo, o Pró-Hiper, no Mogilar, a Unica, em Jundiapeba, e o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas. Além disso, estão sendo realizados exames de mamografia. Informações podem ser obtidas através do telefone da Central SIS - Sistema Integrado de Saúde 0800 770 5585.